História & Pensamento da Arte – 30 vagas

Categories: Arte
Lista de desejos Share
Share Course
Page Link
Share On Social Media
Informações do curso
Valores, Matriculas e Promoções
Sobre o curso

Ficou interessado no curso? acesse o grupo de espera para entrar na nova turma: CLICK AQUI


O Curso de Formação/Especialização em História & Pensamento da Arte pretende introduzir os discentes em contextos históricos e de analise a fim de que reconheçam a importância do estudo das obras artísticas. O curso contemplará diversos assuntos relacionados as linguagens artísticas e o uso dessas, como: Música, Cênicas, Pintura, Arquitetura, Escultura, Literatura, Cinema, Fotografia, Desenho e A...

Ficou interessado no curso? acesse o grupo de espera para entrar na nova turma: CLICK AQUI


O Curso de Formação/Especialização em História & Pensamento da Arte pretende introduzir os discentes em contextos históricos e de analise a fim de que reconheçam a importância do estudo das obras artísticas. O curso contemplará diversos assuntos relacionados as linguagens artísticas e o uso dessas, como: Música, Cênicas, Pintura, Arquitetura, Escultura, Literatura, Cinema, Fotografia, Desenho e Arte Digital. Também ocorrerão atividades extras como a participação em palestras, grupos de leitura, apresentação de filmes e documentários.  Será discutida também a relação com outras áreas de estudo e pesquisa: psicanálise, psicologia, filosofia e mitologia. Turmas regulares anuais e curso reconhecido pelo MEC.
FORMAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO:
O curso é ofertado em duas formas, Formação(260h) ou Pós-graduação(360h) ambos com 2 anos de duração total. As aulas são semanais ao vivo acontecendo na quarta-feira às 19 horas, com inicio em Março/2023. As disciplinas e todo material oferecido é igual para as duas formas, a diferença é que na pós-graduação(além do valor) é obrigatório o aluno participar do grupo de estudos, palestras e eventos para contar como carga horaria curricular. Apresentar no final do curso um trabalho de conclusão não é obrigatório, mas a realização ajudará nas horas complementares. Para o aluno que vai fazer a formação a única obrigatoriedade é assistir as aulas, as demais atividades é opcional.
PROFESSORES E DISCIPLINAS:
Clique acima em currículo e apresentamos as disciplinas, professores e ao clicar no balão ao lado da disciplina vai ter acesso a ementa de cada disciplina. Para mais informações das disciplinas CLICK AQUI Conheça algumas produções dos professores no nosso blog: https://institutodedalus.com/blog/
GRUPO DE ESTUDOS EM ARTES:

Todos os alunos terão a oportunidade única de participarem do nosso grupo de estudos gratuitamente. Os encontros do grupo ocorrem uma vez por semana com duração de 2 horas, o dia e horário será definido de acordo a disponibilidade da maioria dos alunos que estão fazendo como pós-graduação . O grupo é mediado por professores e tem certificado de participação.

 
*As aulas gravadas ficam disponíveis durante todo o curso e também quando finalizado. As aulas ficam somente disponível para alunos que estão cursando ou finalizaram o curso.  

What Will You Learn?

  • Os principais movimentos artísticos da história, como o Renascimento, o Barroco, o Romantismo, o Impressionismo e a Arte Contemporânea;
  • Os artistas mais importantes de cada período, suas obras e suas influências;
  • As técnicas e os materiais artísticos;
  • O contexto histórico, social e cultural em que a arte foi produzida.

Course Content

Linguagens artísticas: música – Esp. Iury Cezar Pinheiro
Através de uma abordagem introdutória, será percorrido caminhos relacionados a história da música, elementos de teoria musical, apreciação musical e reflexões sobre estéticas e culturas. Utilizando-se de uma visão crítica, social e psicológica, objetiva-se uma aproximação teórico/prática do fenômeno musical.

Linguagens artísticas: cênicas – Me. Luana Rodrigues
Origem das Artes Cênicas (Teatro). O Teatro das Primeiras Civilizações. Grécia Antiga: mitos, tragédia e comédia. Aristóteles e sua Poética. O Teatro na Idade Média, Renascimento e Elizabetano. Teatro Contemporâneo: Ritos, Jogos e Performances. Outros Teatros.

Antropologia da imagem – Dr. Leonardo Vasconcelos
A disciplina visa oferecer uma introdução à antropologia visual, com base em produções teóricas clássicas e contemporâneas. Também serão analisados obras e trabalhos etnográficos sobre manifestações culturais e artísticas no campo das visualidades, a partir de um enquadramento interseccional e decolonial.

Linguagens artísticas: pintura – Me. Angélica Maria Gadelha
Abordagem sobre a história da pintura e suas manifestações da pré-história até a arte contemporânea, contemplando o contexto, as realizações artísticas, as funções da pintura e o pensamento artístico em diferentes épocas e culturas

Linguagens artísticas: arquitetura – Me Lizandra Calife Soares
Os conceitos da arquitetura na Pré-história e na Antiguidade Clássica Egípcia, Grega e Romana. A arquitetura na Idade Média dos períodos de transição ao cristianismo, Bizantino, Românico e Gótico. Os conceitos e a evolução da arquitetura com retomada clássica do Renascimento e do Barroco. A arquitetura dos séculos XVIII, XIX e XX, indícios da arquitetura moderna.

Teoria e Crítica de Arte – Dr. Leonardo Vasconcelos
Partindo de uma arqueologia da modernidade, especificamente da relação entre linguagem e representação que marca essa epistème, proporemos uma investigação das interferências entre produções poéticas e pensamento estético que deslocam as noções de humanidade e de universalidade, pela abertura de formas imaginação e de gozo singulares. Nesse sentido, a crítica de arte será compreendida em relação à opacidade constitutiva do objetivo artístico.

Linguagens artísticas: escultura – Me Lizandra Calife Soares
Os conceitos sobre os meios de expressão e representação da tridimensionalidade tradicional e moderna. As esculturas da Antiguidade Clássica e da Idade Média. A produção escultórica do Renascimento com principais mestres. Os processos escultóricos do Barroco e do Neoclássico. O tridimensional na visão modernista e a sua representatividade na arte contemporânea.

Arte clássica – Me Lizandra Calife Soares
O conceito da Arte Clássica. A estética na Antiguidade Clássica Grega. A estética na Antiguidade Clássica Romana. A estética do Renascimento Cultural em Siena no ano de 1300. A estética do Renascimento Cultural em Florença no ano de 1400. A estética do Renascimento Cultural em Roma no ano de 1500. A estética do Neoclassicismo Francês nos anos de 1760 a 1830.

Arte e Psicologia – Me. Angélica Maria Gadelha
Contexto histórico científico e cultural da relação Psicologia e Arte – Arte Moderna, estudos psiquiátricos sobre a produção imagética dos artistas e pacientes e ateliês psiquiátricos do século XX. Arteterapia. Psicologia Analítica e Arte. Arte e psicologia no Brasil - Osório César e Nise da Silveira.

Arte sacra – Me. Glauco Silveira
Simbologia da arte religiosa; Aspectos históricos da arte em ligação com a religião: Egito, Mesopotâmia, Grécia; Cristianismo e Renascença; O Barroco no Brasil; Arte Islâmica e Chinesa.

O Ensino da Arte – Me. Angélica Maria Gadelha
Estudo das questões filosóficas, metodológicas e epistemológicas, que fundamentam algumas propostas no ensino de Artes Visuais. Tendências no ensino da arte, propostas metodológicas para o ensino de artes visuais.

Linguagens artísticas: arte digital – Me. Glauco Silveira & Me. Glaudiney Mendonça
O que é Arte Digital. História da Arte Digital. As versões digitais das artes analógicas: pintura, gravura, escultura, fotografia, animação, audiovisual, entre outras. A interação como característica da Arte Digital. As mídias digitais e suas características: webcomics, vídeos interativos, jogos, instalações multimídia, entre outras. Conceitos de Imersão e Teoria do Fluxo.

Mitologia e Arte – Me. Glauco Silveira & Me. Glaudiney Mendonça
A influência da mitologia nas artes. Simbolismo dos mitos na arte. Linguagens artísticas e a mitologia: literatura, pintura, escultura, arquitetura, animação, jogos, entre outras.

Linguagens artísticas: desenho – Dr. Natal Anacleto Chicca
O desenho na história da arte. Conceitos e técnicas de desenho. Outras expressões artísticas do desenho: arte sequencial, caligrafia e animação.

Linguagens artísticas: literatura – Me. Amanda Moura
Em 1983, a poeta e professora Ana Cristina Cesar, ao ser interrogada sobre o estatuto do literário, responde que “Todo texto desejaria não ser texto”. A estranha formulação antecipava uma compreensão que encontra cada vez mais eco no contemporâneo: a experiência literária apartada das Belas Letras. Por outro lado, tal concepção também se encaminha aos momentos de origem do fazer literário, os quais se compõem pela presença do corpo em suas dimensões de voz e escuta. Assim, esse curso deseja investigar as fissuras que a escritura, em sentido barthesiano, promove na tradição, quando a Literatura torna-se literatura, menor. Letra, afinal.Nesse percurso, algumas noções relevantes à Teoria Literária serão articuladas junto à Psicanálise, a saber: relato, ficção, experiência, escritura, origem, oralidade/escuta, espaço literário, fronteira/litoral, letra.

Linguagens artísticas: fotografia – Me. Antonia Marília
Arte contemporânea. Definições de arte e de fotografia. As visualidades como construções narrativas e posições políticas e epistemológicas. Possibilidades de suporte fotográfico: exposição, fotolivro, álbum, fotografia expandida. Exercícios de leitura de imagens. Construção de ensaio fotográfico. Regras de composição. Artistas da imagem – análise de obras.

Linguagens artísticas: cinema – Dr. Érico Oliveira
O curso pretende discutir elementos de base das formas fílmicas, sempre entendidas como moldadas também pelas relações subjetivas e sociais que as atravessam. A abordagem metodológica das aulas aposta em discussões sempre ligadas às obras, que orientam a ideia de que os filmes e seus contextos nos ensinam sobre o fazer cinema e outros fazeres sociais. A realização audiovisual é assim percebida a partir das operações movimentadas a cada trabalho visionado em conjunto, na sala de aula. A cada dia, vamos percorrer uma filmografia selecionada, com o intuito de observar o que constitui, a cada processo audiovisual, as escolhas de criação: o plano; o quadro; o campo e o fora-de-campo; a montagem; a duração no cinema; a narrativa cinematográfica; a elaboração do ponto de vista; o papel do desenho sonoro; a palavra e a imagem. Os longas, curtas e médias-metragens vão ser guias para debater linguagens audiovisuais, também a partir das situações específicas nas quais se inscrevem e dos modos como as posições existenciais de sujeitos e de grupos configuram os cinemas fabricados. A trajetória pedagógica aposta em uma linha não-cronológica, com filmes que possam mobilizar conversas entre a ficção e o documentário, e também nas zonas audiovisuais que operam além dessas fronteiras. As aulas se organizam pelo princípio de que os filmes são ações de ensino-aprendizagem, capazes de nos propiciar uma discussão imersiva sobre formas audiovisuais. Também é caro à perspectiva deste curso a ideia de trabalho, como modo de abordar os processos de criação enquanto práticas envolvidas em dimensões materiais, com concretudes institucionais, criativas, econômicas, epistêmicas, subjetivas e coletivas. O fazer audiovisual será sempre interrogado por outros fazeres, que constituem e provocam linguagens: são modos de permitir a constante renovação das maneiras de expressão e das vivências com imagens e sons.

Seminário de Conclusão

Grupo de Estudos, palestras e atividades complementares

Arte rupestre & ameríndia – Mário Luiz da Costa
O conceito de Arte. Ética e Estética na Arte Ancestral ameríndia. Reflexões sobre o Etnocentrismo na definição moderna de Arte. A Arte Rupestre em seus aspectos éticos e estéticos. A Arte Ameríndia em seus aspectos éticos e estéticos. Reflexões sobre a concepção antropocêntrica de Arte.

Curadoria – Me Larissa Souza Vasconcelos
A proposta da disciplina é refletir sobre a mudança de conceitos, estratégias e metodologias de exposição dos objetos artísticos, desde os antigos Gabinetes de Curiosidades às proposições site specific, administradas por “conservadores”, “comissários”, “organizadores” ou “curadores”, em museus, galerias e espaços alternativos. Uma reflexão sobre a prática curatorial a partir de um estudo de diferentes abordagens e concepções curatoriais, apresentar um breve panorama da história das exposições de arte, valendo-se para isso de questões relacionadas às práticas curatoriais. As curadorias de instituições e eventos como interpretaçôes histórico-críticas e formas de mediação no sistema de artes visuais. Conceituação da produção e curadoria de exposições a partir das partes que a integram: artista, obra, curador, exposição e ação educativa.

Arte contemporânea – Me. Larissa Souza Vasconcelos
Redefinição contemporânea sobre as relações entre a prática artística e a reflexão teórica e crítica; leituras existentes na arte contemporânea e discute os agenciamentos e meios de difusão. Na cultura ocidental da primeira metade do século XX ao período atual. História da arte contemporânea a partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea. Historiografia da arte contemporânea e suas acepções. Arte conceitual no acervo do MAC.

Arte moderna – Me. Enrico Rocha Barbosa Costa
Projeto moderno e características da modernidade. As características sociais da modernidade. A crise do Sujeito e da representação. Os tipos de soluções formais típicos do modernismo e das vanguardas. Os diferentes campos artísticos e movimentos. As diferenças e semelhanças entre modernismo e pós-modernismo.

Arte pública & mercado – Me. Enrico Rocha Barbosa Costa
Arte urbana e arte pública. Espaço público e arte. Novos espaços para se pensar a arte. intervenções artísticas e site-specifics. Arte no espaço público, arte como espaço público e arte de interesse público.O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.

Arte Brasileira – Me. Enrico Rocha Barbosa Costa
Analise crítica e interpretativa das manifestações artísticas produzidas no Brasil da pré-história à contemporaneidade. A análise dos objetos e manifestações artísticas produzidas no Brasil. Arte no Brasil do século XIX. Modernismos no Brasil. Décadas de 1950 e 1960 no Brasil: do moderno ao contemporâneo. O maneirismo, o barroco, o rococó e o neoclássico no Brasil. Expressões artísticas no Nordeste, na região da mineração, no Sudoeste e no Sul do Brasil. Expressões históricas da arte oitocentista no Brasil. A questão dos limites entre o modernismo e a modernidade artística no Brasil; o problema do sistema de arte brasileiro; o estudo de obras, movimentos, períodos históricos e manifestações artísticas e críticas determinantes para a compreensão da arte brasileira.

Estética e Filosofia da Arte – Me. Carlos Getúlio de Freitas
Investigar temas recorrentes na história da filosofia, da Antiguidade à Contemporaneidade, relacionados à sensibilidade, à beleza, à sublimidade, ao trágico e ao cômico, dentre outros, com vistas à compreensão de questões candentes da cultura contemporânea, tais como a relação arte/sociedade, a indústria cultural, a delimitação do campo estético diante das outras disciplinas filosóficas etc. Reflexão filosófica acerca da gênese e natureza da arte e do gosto estético. Concepções filosóficas acerca do Belo: o naturalismo grego a estética medieval e do Renascimento; a reflexão estética moderna.

VALORES:
  • Matricula R$200 – 150 
  • Mensalidade Formação R$300 – 200,00
  • Mensalidade Pós-Graduação R$350,00 – 250,00

Mensalidades são enviadas como boletos mensalmente com o vencimento no dia 15

MATRICULAS:
  1. Realizar o pagamento da matricula através do botão de comprar o curso no site, pagamento pode ser feito por Pix ou transferência. Enviar comprovante de pagamento para WhatsApp (85) 9259-0690 ou nosso e-mail
  2. Enviar para o e-mail  institutodedalus@gmail.com  imagem dos documentos:
    RG, CPF, Titulo, Comprovante de residência; em caso de pós-graduação enviar também diploma e histórico da graduação.

Alunos estrangeiros devem entrar em contato para realizar a matricula via paypal

PROMOÇÕES:
  • Alunos do Instituto(antigos/atuais): 50 reais desconto em cada mensalidade*

*Fazendo o curso como formação

This course is full right now. We limit the number of students to create an optimized and productive group dynamic.

Materiais inclusos

  • Aulas ao vivo
  • Aulas gravadas
  • Palestras
  • Grupo de estudos
  • Slides
  • Artigos

Requisitos

  • Possuir desktop (computador de mesa) ou notebook com sistema operacional atualizado
  • Acesso à internet banda larga
  • Ter conhecimentos básicos de informática, tais como navegar na internet, acessar seu e-mail e whatsapp

Audience

  • Profissionais das áreas de arte, cultura e educação;
  • Amantes da arte que desejam aprofundar seus conhecimentos;
  • Estudantes de graduação e pós-graduação.
error: Conteúdo Protegido!
Abrir chat
Precisando de Ajuda?
Posso ajudar?