Glaudiney Moreira Mendonça Junior – Professor Mitologia Comparada

Jogos de Mesa e Mitologia: Quando os Mecanismos e o Tema se MisturamPDF COMPLETO CLICK AQUI 

Os jogos de mesa estão se popularizando cada vez mais nestes últimos anos e sua capacidade de desenvolver narrativas e temáticas se aprimora a cada dia. Partindo de um jogo inspirando na mitologia nórdica, este trabalho analisa a relação que os mecanismos do jogo possui com os textos originais aos quais eles estão relacionados. Pudemos perceber que os mecanismos se mesclam ao conteúdo relacionado de forma mais ou menos fiel, de acordo com o seu impacto na dinâmica do jogo.

O Processo de Individuação em Kingdom Hearts 1PDF COMPLETO CLICK AQUI 

Ultimamente, os conceitos da Psicologia Analítica estão sendo utilizados em diversas pesquisas na área de jogos. Dentre seus conceitos, o método de interpretação de imagens possibilita uma melhor compreensão dos aspectos simbólicos encontrados em mídias como filmes, animes, livros e jogos. Outro conceito importante para Jung é o de Individuação, processo de desenvolvimento da personalidade. O objetivo deste trabalho é analisar a jornada do personagem Sora, do jogo Kingdom Hearts 1, utilizando o método de interpretação e o conceito de Individuação propostos por Jung e Franz.

O Simbolismo do Mito de Criação em Dark Souls: uma Abordagem AnalíticaPDF COMPLETO CLICK AQUI 

A área de Game Studies busca analisar o jogo em si, o ato de jogar e os aspectos culturais que envolvem os jogadores e, para isso, utiliza-se de metodologias de diversas áreas, incluindo a psicologia. O método de interpretação simbólica da psicologia analítica possibilita investigar artefatos culturais, sonhos, mitos e contos de fadas de maneira a amplificar seus símbolos, buscando sua contextualização particular nas situações estudadas. Dentro dos possíveis objetos de estudo, os jogos estão atualmente se destacando como artefatos culturais relevantes. Sendo assim, o objeto de estudo escolhido para este trabalho foi o jogo Dark Souls, considerado como detentor de uma experiência impactante e que contribui para o desenvolvimento psíquico de seus jogadores. Buscou-se analisar os elementos simbólicos existentes no mito de criação do universo do jogo, e os temas relevantes discutidos por ele. Chegou-se a conclusão que o jogo aborda um tema bastante relevante para a sociedade atual, bem como que o método mostrou-se bastante robusto para a analise em questão.

A CATÁBASE NA MITOLOGIA NÓRDICA E FINLANDESA: DESCIDA AO MUNDO DOS MORTOS DE HERMÓDR E VÄINÄMÖINEN – PDF COMPLETO CLICK AQUI 

O termo grego catábase significa “descida” e é relacionado, em mitologia comparada, com as viagens que heróis de diferentes culturas realizaram até o mundo dos mortos ou a um plano de existência relacionado com os deuses ou com seres extraordinários, normalmente com um propósito bem estabelecido e um desejo de retorno. Mas quais são as características similares e peculiares dessas jornadas? O presente artigo visa estabelecer um comparativo entre duas catábases presentes em duas mitologias do extremo norte da Europa: a de Väinämöinen em Tuonela, na mitologia finlandesa, e a de Hermódr em Helheim, na mitologia nórdica, buscando elementos comuns como os motivos, o percurso, os obstáculos enfrentados e os resultados alcançados; como também as diferenças dessas viagens. A hipótese é que, embora os elementos similares relacionem as duas jornadas, cada uma delas possui seus destaques particulares e seu sentido próprio. Esperamos contribuir tanto com a ampliação do uso desse conceito quanto com a divulgação das mitologias nórdica e finlandesa e dos mundos post mortem a elas correlatos.

ESTUDO COMPARADO ENTRE ESPAÇOS SOBRENATURAIS DA MITOLOGIA FINLANDESA E NÓRDICA – PDF COMPLETO CLICK AQUI 

Os estudos de mitologia comparada indicam princípios socioculturais e psicológicos que possibilitam temas comuns, também conhecidos como mitologemas, perceptíveis nas produções culturais de cada povo, independentemente de sua proximidade geográfica. Porém, é de se esperar que povos que ocupem situações geográficas similares apresentem mitologemas com traços comuns. A maioria das culturas do mundo possuem mitos sobre a vida após a morte e os mundos para onde as almas são destinadas. Além disso, muitas histórias de heróis descrevem as visitas que realizaram a espaços sobrenaturais e proibidos. Mas, quais são as similaridades e as diferenças entre esses mundos? O objetivo deste trabalho é estabelecer um comparativo entre Tuonela, mundo dos mortos da mitologia finlandesa, e Helheim, mundo dos mortos nórdico. A hipótese é que, segundo os princípios da mitologia comparada, estes povos de matrizes linguísticas e culturais distintas podem ter construções míticas similares, com elementos distintos relacionados com as particularidades de cada região.

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