Filosofia para Psicólogos – 30 Vagas
Categorias: Filosofia
Lista de desejos Compartilhar:
Share Course
Page Link
Share On Social Media
Informações do curso
Currículo
Valores, Matriculas e Promoções
Sobre o curso
LISTA DE ESPERA PARA NOVA TURMA(2023): https://bit.ly/filosofia2023
O CURSO:
O Curso de Especialização em Filosofia para Psicólogos pretende introduzir os discentes na área filosófica focando um direcionamento para um uso psicológico. O curso contemplará diversos assuntos relacionados a filosofia, como: introdução, história antiga, medieval, moderna e contemporânea, epistemologia, as diversas escolas filosóficas e tópicos especiais em autores como Nietzsche, Schopenhauer e Foucault. T...
LISTA DE ESPERA PARA NOVA TURMA(2023): https://bit.ly/filosofia2023
O CURSO:
O Curso de Especialização em Filosofia para Psicólogos pretende introduzir os discentes na área filosófica focando um direcionamento para um uso psicológico. O curso contemplará diversos assuntos relacionados a filosofia, como: introdução, história antiga, medieval, moderna e contemporânea, epistemologia, as diversas escolas filosóficas e tópicos especiais em autores como Nietzsche, Schopenhauer e Foucault. Também ocorrerão atividades extras como a participação em palestras, grupos de leitura, apresentação de filmes e documentários. Será discutida também a relação com outras áreas de estudo e pesquisa. Turmas regulares anuais e Curso reconhecido pelo MEC.
FORMAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO:
O curso é ofertado em duas formas, Formação(288h) ou Pós-graduação(360h) ambos com 2 anos de duração total. As aulas são semanais ao vivo acontecendo na segunda-feira às 19 horas, com inicio em Abril/2022. As disciplinas e todo material oferecido é igual para as duas formas, a diferença é que na pós-graduação(além do valor) é obrigatório o aluno participar do grupo de estudos, palestras e eventos para contar como carga horaria curricular e apresentar no final do curso um trabalho de conclusão. Para o aluno que vai fazer a formação a única obrigatoriedade é assistir as aulas, as demais atividades é opcional.
PROFESSORES E DISCIPLINAS:
Ao lado(em currículo) apresentamos as disciplinas, professores e se clicar no balão com interrogação vai ter acesso a ementa de cada disciplina. Conheça algumas produções dos professores no nosso blog: https://institutodedalus.com/blog/
GRUPO DE ESTUDOS EM FILOSOFIA:

Todos os alunos terão a oportunidade única de participarem do nosso grupo de estudos gratuitamente. Os encontros do grupo ocorrem uma vez por semana com duração de 2 horas, domingo as 9h. O grupo é mediado pelo professor Getúlio Zagreu e tem certificado de participação.

   
 
  • *Na certificação de pós-graduação o aluno obrigatoriamente precisa participar dos grupo de Estudos, palestras e atividades complementares para contar horas curriculares e apresentar no final do curso um trabalho de conclusão(artigo, monografia...).
  • **As aulas gravadas ficam disponíveis durante todo o curso e depois quando finalizado para o aluno. As aulas ficam somente disponível para alunos que estão cursando ou finalizaram o curso.
O que vou aprender?
  • Valorizar o estudo das Filosofias
  • Suprir a ausência de formação nesta área
  • Reacender na comunidade universitária e no público em geral o interesse pelos estudos das filosofias
  • Propiciar relevantes pesquisas em temáticas sobre filosofias, relacionando-as áreas da psicologia
  • Compreender melhor teorias modernas fundamentadas em filosofias
  • Permitir novos olhares sobre as filosofias, autores e obras
Currículo do Curso
Introdução filosofia – Me. Ícaro Miguel Machado
O conceito de Filosofia; Métodos e objetivos filosóficos; Filosofia versus Ciências Empíricas; Principais subáreas da Filosofia e seus problemas.
  • Introdução Filosofia I
    00:00:00
  • Introdução Filosofia II
    00:00:00
  • Introdução Filosofia III
    00:00:00
  • Introdução Filosofia IV
    00:00:00
A história da filosofia antiga – Me. Getúlio Zagreu
Filosofias pré-socráticas (Filosofias Jônicas, Pitagórica, Eleata, Atomista); Sócrates e os Sofistas; Sócrates e Platão; Metafísica platônica; Metafísica Aristotélica; Ética aristotélica
  • Historia Filosofia Antiga I
    00:00:00
  • Historia Filosofia Antiga II
    00:00:00
  • Historia Filosofia Antiga III
    00:00:00
  • Historia Filosofia Antiga IV
    00:00:00
Antropologia filosófica – Me. Ediane Soares Barbosa
Abordar a Antropologia Filosófica do ponto de vista da tradição com perspectivas para o tempo presente. Fazer um levantamento bibliográfico amplo, dentro das possibilidades da disciplina, possibilitando um percurso histórico-filosófico, tendo como referencial pensadores/as que são fundamentais para as temáticas que serão abordadas na disciplina
  • Antropologia Filosófica I
    00:00:00
  • Antropologia Filosófica II
    00:00:00
  • Antropologia Filosófica III
    00:00:00
  • Antropologia Filosófica IV
    00:00:00
Filosofia helenística – Me. Walber Nogueira da Silva
O contexto histórico do surgimento e do desenvolvimento das escolas helenísticas. O ceticismo. O epicurismo. O estoicismo. O cinismo.
  • Filosofia Helenística I
    00:00:00
  • Filosofia Helenística II
    00:00:00
  • Filosofia Helenística III
    00:00:00
  • Filosofia Helenística IV
    00:00:00
Epistemologia – Me. Vinicius Bianchi
Análise tripartite do conceito de conhecimento; Casos Gettier; Teoria da Justificação: internalismo versus externalismo epistêmico; Trilema de Agripa: fundacionismo versus coerentismo epistêmicos; Desafios céticos.
  • Epistemologia I
    00:00:00
  • Epistemologia II
    00:00:00
  • Epistemologia III
    00:00:00
  • Epistemologia IV
    00:00:00
Filosofia da ciência – Me. Thomaz Mota
O processo de construção do conhecimento científico. Principais tendências filosóficas frente ao problema do conhecimento científico. O problema da fundamentação das ciências humanas. Introdução à Filosofia da ciência e o problema da fundamentação da Psicologia.
  • Filosofia da Ciência I
    00:00:00
  • Filosofia da Ciência II
    00:00:00
  • Filosofia da Ciência III
    00:00:00
Fenomenologia 1 – Dr. Filicio Mulinari
Estudo das concepções pioneiras da Fenomenologia: a Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl e a Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger. A influência do pensamento filosófico de Henri Bergson nos desdobramentos do pensamento fenomenológico. Diálogo com filósofos da tradição cujas filosofias contribuíram para o desenvolvimento da corrente fenomenológica: Platão, Descartes, Kant, Hegel, Kierkegaard e Nietzsche. As implicações da Fenomenologia nos campos da Metafísica, Ontologia e Epistemologia.
Fenomenologia 2 – Dr. Filicio Mulinari
Estudo das principais filosofias fenomenológicas influenciadas por Edmund Husserl e Martin Heidegger: a Fenomenologia da Socialidade de Emmanuel Lévinas, a Fenomenologia Existencialista de Jean Paul Sartre, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty e a Fenomenologia da Pluralidade de Hannah Arendt. As implicações da Fenomenologia nos campos da Ética, da Filosofia Política e da Filosofia da Psicologia.
A história da filosofia medieval – Vitor Lima (Youtube Isto não é Filosofia)
1. Teoria, ética e sabedoria cristãs 2. A interioridade em Agostinho e hierarquização dos estudos em Boécio 3. Argumento ontológico de Anselmo e Escolástica em Tomás de Aquino 4. Problema dos universais e nominalismo de Guilherme de Ockham.
Hermenêutica – Me. Ediane Soares Barbosa
Apresentar questões fundamentais da Hermenêutica filosófica, desde o seu surgimento, bem como as diversas nuances da noção de interpretação envolvidas, apresentando os aspectos teórico-metodológicos que caracterizam cada uma delas
Filosofia oriental – Me. Getúlio Zagreu
Metafísicas sem filosofia (os Vedas), budismos e suas ramificações; o tao (Lao Tsé); a vida e as boas maneiras (Confúcio); filosofias e técnicas japonesas (o chá, o kitsungi, o karatê, o aikido); as filosofias da ilustração de Zar’a Yakob e Walda Heywat
Ética e Politica – Vitor Lima (Youtube Isto não é Filosofia)
1. Ética, Política e Filosofia Política 2. Justiça, télos, honra e mérito 3. Quantificação da felicidade, hierarquização de prazeres e dever. 4. Moralidades pública e privada e direito de mentir do governante.
A história da filosofia moderna – Me. Getúlio Zagreu
Metafísica Moderna (Francisco Soares); Giro epistemológico (René Descartes); Psicologia e alma (Teresa d’Ávila); Monadologia (Leibniz); Natureza e ética (Espinoza); Formas de empirismo (Locke, Hume, Berkeley); Pensamento transcendental (Kant.)
Dialética dos antigos e dos modernos – Me. Thomaz Mota & Me. Carlos Getulio de Freitas
Pensamento heraclitiano; pensamento democrítico; pensamento platônico e parmenidiano; cabala e criação do mundo; dialética hegeliana; dialética marxiana; pensamento lacaniano.
Filosofia da mente – Me. Marcos Paulo de Sousa
Qual a natureza do espírito humano? Nós somos apenas nossos cérebros e nada mais? Qual a natureza de nossas crenças, desejos ou anseios? Poderia uma máquina pensar ou criar? Como saber o que o outro sente? Nossas teorias políticas ou artísticas, leis, a nossa vida prática e nossos hábitos estão de acordo com algumas visões sobre a mente; mas será que a mente é isso mesmo para mantermos tais posições?
Tópicos especiais 1 (Schopenhauer) – Dr. Átila Brandão Monteiro
O pensamento de Schopenhauer. A herança kantiana e a tentativa de superação do abismo entre fenômeno e coisa-em-si. A representação e os limites da razão. O corpo como fio condutor. A Vontade como essência do mundo. A irracionalidade da Vontade e a vida como sofrimento. A “ideia” como objetivação imediata da Vontade. A ética e a negação da Vontade como liberdade.
Marxismo – Me. Walber Nogueira da Silva
O contexto histórico do surgimento e do desenvolvimento do marxismo. A filosofia marxista. A economia política marxista. O socialismo. O método marxista. Marxismo e História. Marxismo e Política. Os marxismos e os marxistas. Marx hoje.
Pragmatismo – Me. Thomaz Mota
O pragmatismo e sua contribuição à filosofia. O pragmatismo e contribuições à construção de a. uma teoria da inferência; b. uma teoria da verdade; c. uma teoria da experiência; e d. uma teoria da significação; Apresentação de autores chave para uma introdução ao pragmatismo.
Tópicos especiais 2 (Nietzsche) – Me. Rocélio Silva Alves
Nietzsche e a psicologia, moral do ressentido, amor fati, para além do homem, eterno retorno, elementos pontuais que fazem a filosofia nietzscheana ser a porta de entrada para a psicologia. A tentativa de “salvar o homem” de si, de suas convicções e crenças.
Ideias psicológicas na filosofia – Me. Heráclito Pinheiro Aragão
A ideia de mente tripartida em Platão, O de Anima de Aristóteles, a ideia de alma em Heráclito, o átomo de Demócrito como constituinte da alma, os temperamentos de Hipócrates e galeno, a importância do racionalismo cartesiano, a psicologia empirista de Locke, Brentano e a consciência
A história da filosofia contemporânea – Vitor Lima (Youtube Isto não é Filosofia)
1. Crítica à subjetividade, ênfase na linguagem e crítica ao antropocentrismo 2. Heidegger: analítica existencial e esquecimento da linguagem do ser 3. Wittgenstein: teoria figurativa do significado e jogos de linguagem 4. Pós-modernidade e a queda das metanarrativas.
Escola de Frankfurt – Me. Walber Nogueira da Silva
O contexto histórico do surgimento e do desenvolvimento da Escola de Frankfurt. O conteúdo programático da Escola de Frankfurt. Os frankfurtianos: Theodor Adorno. Herbert Marcuse. Erich Fromm. Wilhelm Reich. Walter Benjamin.
Existencialismo – Me. Leandson Vasconcelos
A Disciplina visa mostrar a partir de pesquisa bibliográfica e teórica as diferentes influências do pensamento filosófico na construção do que se convencionou chamar de Existencialismo na filosofia francesa, fazendo um diálogo entre pensadores como Blaise Pascal, Jean-Paul Sartre e Albert Camus, em um élan fundamental que une Ética, Política, Ontologia e Literatura nas filosofias existenciais.
Tópicos especiais 3 (Foucault) – Dr. Filicio Mulinari
Estudo do pensamento filosófico de Michel Foucault. Compreensão da Ontologia do Presente desenvolvida pelo filósofo francês com base na influência de Immanuel Kant. Exposição dos três eixos que compõem a referida ontologia – o eixo do saber, o eixo do poder e o eixo da ética. Apresentação da Arqueologia Genealógica de Michel Foucault: o método arqueológico, referente ao eixo do saber, e o método genealógico, referente ao eixo do poder. A influência da Epistemologia Francesa, mais especificamente de Canguilhem, na Arqueologia foucaultiana. A influência da Genealogia da Moral de Nietzsche na Genealogia foucaultiana. A Ética como atitude crítica implícita na Ontologia do Presente. O impacto do pensamento foucaultiano nos campos da Ontologia, da Epistemologia, da Filosofia Política, da Ética, da Filosofia da Cultura e da Filosofia da Psicologia.
Grupo de Estudos, palestras e atividades complementares
A participação é obrigatória para alunos da Especialização para contar horas curriculares. Especialista Wellington L. Barbosa Jr.
Seminário de Conclusão
Apresentação de trabalhos de conclusão do curso - Obrigatório para quem vai fazer como pós-graduação
VALORES:
  • Matricula R$200 – 150
  • Mensalidade Formação R$300 – 200,00
  • Mensalidade Pós-Graduação R$350,00 – 250,00

Mensalidades são enviadas como boletos mensalmente com o vencimento no dia 15

MATRICULAS:
  1. Realizar o pagamento da matricula através do botão de comprar o curso no site, pagamento pode ser feito por Pix ou transferência. Enviar comprovante de pagamento para WhatsApp (85) 9259-0690 ou nosso e-mail
  2. Enviar para o e-mail  contato@institutodedalus.com  imagem dos documentos:
    RG, CPF, Titulo, Comprovante de residência; em caso de pós-graduação enviar também diploma e histórico da graduação.

Alunos estrangeiros devem entrar em contato para realizar a matricula via paypal

 

PROMOÇÕES:

  • 1 vaga no curso*** ou 10 vagas na primeira disciplina: https://giv.gg/filosofia
  • Os 10 primeiros matriculados: Isenção da matrícula – utilizar o cupom no carrinho: PSIFILOSOFIA22
  • Trazendo 1 amigo para fazer o curso ganha isenção em 1 modulo(mais de 15% desconto no valor total do curso!)*
  • Alunos do Instituto(antigos/atuais): 50 reais desconto em cada mensalidade

-As promoções podem ser acumulativas, o aluno pode participar de todas.

*Fazendo o curso como formação

Materiais inclusos
  • Aulas ao vivo
  • Aulas gravadas
  • Palestras
  • Grupo de estudos
  • Slides
  • Artigos
Requisitos
  • Possuir desktop (computador de mesa) ou notebook com sistema operacional atualizado
  • Acesso à internet banda larga
  • Ter conhecimentos básicos de informática, tais como navegar na internet, acessar seu e-mail e whatsapp
Público
  • Profissionais com curso superior que trabalham com Psicologia e com eles pretendem atuar. Interessados em Filosofia, Psicanalise, Psicologia, Mitologia, História, Letras, Educação e outras áreas. Na modalidade de formação serão aceitos alunos da graduação em Educação, Psicologia, Letras, História, Filosofia ou outras áreas.
error: Conteúdo Protegido!