Pós em Psicologia Analítica – Turma 9

Categories: Psicologia Analítica
Lista de desejos Share
Share Course
Page Link
Share On Social Media
Informações do curso
Valores e Matriculas
Sobre o curso
As aulas serão ministradas aos sábados de 9h às 11:30h – Inicio 9 de Novembro - via plataforma google meet.
Especializar profissionais de Psicologia e áreas afins através do curso de Psicologia Junguiana. O curso foi concebido com o intuito de formar analistas e pesquisadores em Psicologia Junguiana (Complexa), tratando de temas disciplinares e interdisciplinares tidos como fundamentais pelo fundador da Psicologia Junguiana, Carl Gustav Jung, em carta de sua própria lavra ele indica qu...
As aulas serão ministradas aos sábados de 9h às 11:30h – Inicio 9 de Novembro - via plataforma google meet.
Especializar profissionais de Psicologia e áreas afins através do curso de Psicologia Junguiana. O curso foi concebido com o intuito de formar analistas e pesquisadores em Psicologia Junguiana (Complexa), tratando de temas disciplinares e interdisciplinares tidos como fundamentais pelo fundador da Psicologia Junguiana, Carl Gustav Jung, em carta de sua própria lavra ele indica qual deve ser o currículo para formar psicoterapeutas, algo que envolve: conhecimentos psiquiatria clínica e das neuropatias orgânicas. Em segundo lugar uma análise didática, 3. Certo grau de formação filosófica, 4. Estudo da psicologia dos primitivos, 5. ciência comparada das religiões, 6. Mitologia, 7. Estudo de psicologia analítica, começando pelo conhecimento da técnica de diagnóstico das associações, da técnica de interpretação de sonhos e fantasias, 8. Aperfeiçoamento da própria personalidade, a saber, desenvolvimento e diferenciação das funções que precisam de formação. Traduzimos academicamente a proposta de Jung num curso que possui tanto um aporte compreender seus escritos, sua história, epistemologia e conceitos fundamentais, quanto elementos indispensáveis de: filosofia, epistemologia, antropologia, mitologia comparada e história das religiões. Além desses temas interdisciplinares, há o cuidado de termos disciplinas que mostram o entrelaçamento desses saberes naquilo que é a Psicologia de Jung e seu método clínico e de pesquisas. No que concerne ao aspecto intelectual e cultural o curso cobre todas as recomendações de Jung, deixando de lado apenas o esforço pessoal para o desenvolvimento da própria personalidade, por ser algo individual e que não pode ser massificado ou ensinado. O curso se justifica em virtude de uma demanda cada vez maior de estudos, pesquisa e ensino sério no saber fundado por Jung, tanto no que tange a sua aplicação clínica (a Psicologia Analítica), as possibilidades de pesquisa, bem como os diálogos inter e transdisciplinares. Especialmente no que tange a estudos e pesquisas que estejam em linha com o rigor teórico e epistemológico da obra de Jung.
BIBLIOGRAFIA COMPLETA DO CURSO: CLICK AQUI
 

What Will You Learn?

  • Compreender o percurso histórico e epistemológico da Psicologia Analítica com ênfase na fundação de Jung;
  • Desenvolver competências com os métodos de investigação do psiquismo, sobretudo dos processos inconscientes;
  • Colaborar na formação de analistas Junguianos;
  • Conhecer as áreas e temas fundamentais da investigação da psicologia analítica: psicopatologia; clínica psicológica; estudo das sociedades e culturas; religião; artes; interações com as disciplinas circunvizinhas, como a Física, a Filosofia, a Antropologia e a História; trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos...

Course Content

Fundamentos de Psicologia Analítica 1
O campo fenomenológico – Consciência – Funções psíquicas – Atitude – Inconsciente pessoal e coletivo – O conceito de arquétipo/instinto – Teoria dos complexos – Símbolo e autorregulação psíquica – Unilateralidade e adaptação

Alemão Junguiano

História da Psicologia Analítica
Dados biográficos – Desenvolvimento Histórico da Obra – Medicina e Psiquiatria – Relação com Bleuler – Estudos Experimentais (Associação de Palavras): normalidade, neurose e psicose – Associação com Freud – Estudos Psicanalíticos – Ruptura com Freud (Metamorfoses e símbolos da libido) – Estudos sobre Religião, Cultura e Alquimia – Estudos com temas afins (Colaborações com Kerenyi, Wolfgang Pauli, Richard Wilhelm, Laurens van der Post) – Desenvolvimento da Psicologia Analítica após Jung (Von Franz, Barbarah Hannah, C.A. Meier, Nise da Silveira)

Epistemologia Geral
Introdução à epistemologia como disciplina filosófica. O processo de construção do conhecimento científico. Principais tendências filosóficas frente ao problema do conhecimento científico. O problema da fundamentação das ciências humanas. Introdução à Filosofia da ciência e o problema da fundamentação da Psicologia.

Epistemologia da Psicologia Analítica
Empirismo – pragmatismo – racionalismo/empirismo – Nominalismo Culto - esse in anima – realidade psíquica – ética epistemológica – fundamentação da energética – psique objetiva – cientificidade no campo da psicologia analítica – inconsciente como problema fundamental da psicologia – Agnosticismo Kantiano

Fundamentos de Psicologia Analítica 2
Ego, Unilateralidade, Adaptação, Autorregulação psíquica – Teoria dos complexos – Símbolo/Função Transcendente – Sombra.

Filosofia 1
Justificação do interesse filosófico para o estudante de psicologia. Habilitar o aluno a compreender o que é um problema filosófico, como situar um problema na tradição filosófica ocidental e identificar sua relação com o pensamento psicológico e introduzir disciplinas filosóficas chave. História do pensamento filosófico, enfatizando sua relação com as matrizes epistemológicas da psicologia e suas influências. História e fundamentos da reflexão filosófica. Filosofia antiga: filosofia grega pré-socrática (Heráclito, Parmênides) e período antropológico (Sócrates, Platão, Aristóteles). Introdução à Filosofia Moderna (Descartes e Kant).

Filosofia 2
Apresentação dos fundamentos de filosofia moderna clássica, entre os séculos XVI e XVIII, que influenciaram o pensamento de Carl Gustav Jung. Introdução ao pensamento cartesiano, assim como às chamadas filosofias empiristas, de forma a relacionar disputa entre ambas, no que tangue à formação do conhecimento, à história das ideias ocidental e seu impacto no que se pensa sobre os processos cognitivos, o sujeito do conhecimento e a subjetividade psicológica. Introdução ao pensamento epistemológico de Immanuel Kant, sua síntese dos elementos realista/ racionalista e empirista na epistemologia. Relação entre o pensamento filosófico moderno clássico e os fundamentos da psicologia analítica.

Fundamentos Metodológicos da Psicologia Analítica
Abordagem do inconsciente – Apontamentos introdutórios do fenômeno da transferência – Sonho e método construtivo – Amplificação – Redução – Imaginação ativa/ Função transcendente.

Bases do método dialético
Método clínico da medicina vs. método psicoterápico da psicologia. Sintoma, anamnese, diagnóstico, terapêutica, prognóstico. Expressão da neurose na clínica. Inconsciente autônomo-atuante relativamente ordenado e com sentido. Insuficiência do diagnóstico. Considerações gerais do objeto da psicoterapia. Irracionalização dos Objetivos em Análise. Valor psicoterapêutico do sonho. Prognóstico e terapêutica que levam em conta um inconsciente psicológico. Confronto moral, transformação da atitude, eficácia. Postura terapêutica no método dialético. Reação autorregulatória do analista e sua expressão/exposição adequada. Ciência vs. análise. Visão de mundo. A personalidade do analista como ferramenta de trabalho. Adoecimento e estagnação conjunta. Análise pessoal/didática.

Fundamentos de Psicologia Analítica 3
Persona – Eros/Logos – Animus – Anima – Si-Mesmo.

Filosofia 3
Filosofia moderna tardia. Início da filosofia contemporânea. Classicismo. Romantismo. Pessimismo. Pragmatismo. Ideias centrais de Schiller. Ideias centrais de Schopenhauer. Ideias centrais de Nietzsche. Ideias centrais de Hamann, Schleiermacher e dos irmãos Schegel. Ideias centrais do pragmatismo de William James.

Tipos Psicológicos I
Apresentação ao texto seminal do pensamento junguiano, o livro Tipos psicológicos (1921), em articulação com suas principais fontes de inspiração na história da ideias – tanto na filosofia quanto na literatura – e os pressupostos, consequências e equivalências que Jung extrai de forma a completar seu horizonte teórico e suas hipóteses de trabalho.

Psicopatologia I
Relação entre normal e patológico – Compensação e sintoma – Símbolo e patologia – O diagnóstico em psicologia analítica – Atuação patológica dos complexos – Neurose, Psicose e Individuação – Imagens arquetípicas no processo patológico – Psicopatologia, cultura e contemporaneidade.

Metodologia do Trabalho Científico
Apresentação dos fundamentos da ciência, dos pressupostos epistêmicos e da crítica à ciência catersiana. Exposição da estrutura do trabalho científico e da construção do objeto; elementos da pesquisa e da construção textual do projeto de pesquisa. Estrutura básica de um trabalho científico. Uso de metodologias científicas; construção da pergunta/questão de partida; formulação e função de hipóteses; conceito centrais; técnicas de pesquisa. Como construir: introdução; problemática; justificativa; objetivo geral; objetivos específicos; referencial teórico e estado da arte; metodologia. Explorar a estrutura do artigo científico e os caminhos para publicação. Explicar o uso de fichamento e seus tipos, a resenha, o resumo e entre outros.

Introdução à Antropologia
A gênese da reflexão antropológica e o projeto antropológico. Os teóricos pioneiros: Morgan, Tylor e Frazer (reflexão sobre o evolucionismo e seus desdobramentos). Os pais fundadores da etnografia: Franz Boas e Malinowski. Os primeiros teóricos da antropologia, elaborações e instumentos operacionais: Durkheim, Mauss e Radcliff-Brown. Mauss e a noção de mana e mitologema; Lucien Lévy- Bruhl (Participation mystique, représentation collective); Escolas de pensamento antropológico: antropologia simbólica; antropologia social; antropologia cultural; antropologia dinâmica; antropologia estrutural. Problemas teóricos da antropologia contemporânea.

Antropologia Religiosa
Conceituar e compreender o fenômeno religioso. Analisar os conceitos e categorias pertinentes ao fenômeno religioso de acordo com a Antropologia. Compreender o fenômeno da secularização e pluralismo religioso na contemporaneidade. Definições sobre magia, mitos e rituais. Refletir sobre as interfaces entre religião, saúde e doença.

Fundamentos Sócio-antropológicos da Psicologia Analítica

Introdução a interpretação dos contos de fadas
História dos contos de fadas. Conceitos sobre contos de fadas, fábulas, lendas e folclore. Contistas e fabulistas. Importância psicológica dos contos de fadas. Método de interpretação dos contos de fadas. Exemplos de interpretação de contos de fadas.

Mitologia Comparada
O que é mitologia comparada. Principais estudiosos da mitologia comparada (etimologia, conferência de eranos, pensadores do imaginário). Monomito de Joseph Campbell. Heinrich Zimmer e a análise de contos. A Criança Divina de Karl Kerenyi e C. G. Jung. Principais referências.

Psicologia e Religião Ocidental
Autonomia do inconsciente – Dogma e símbolos naturais – empobrecimento do símbolo religioso – Numinoso – atitude religiosa diante do inconsciente – Religião/confisão – vida simbólica – psique objetiva – arquétipo e símbolo – arquétipo e mito – a psicologia do dogma da trindade.

O processo de individuação
Personalidade; ego; anima e animus; si-mesmo; individuação; personalidade-mana.

História das Religiões
A disciplina oferece um resumo da origem e do desenvolvimento da História das Religiões (aqui entendido como sinônimo do termo “Ciência da Religião” [CdR]) enquanto disciplina acadêmica, da sua base epistemológica e metodológica, bem como dos componentes do estoque do conhecimento científico relativo ao fenômeno da religião.

Psicologia e Religião Oriental

Fundamentos de alquimia
Os conceitos básicos da alquimia; a natureza psíquica da obra alquímica; as fases do processo alquímico;

Sincronicidade

Métodos de Interpretação

Psicologia Analítica e Arte
Contexto histórico científico e cultural da relação Psicologia e Arte – Arte Moderna, estudos psiquiátricos sobre a produção imagética dos artistas e pacientes e ateliês psiquiátricos do século XX. Arte na vida, obra e prática clínica de C.G.Jung. Arte na prática psicoterápica junguiana e distinções com a arteterapia. O trabalho de Nise da Silveira e direcionamentos metodológicos.

Fundamentos da Prática da Psicoterapia

Alquimia
Os conceitos básicos da alquimia; a natureza psíquica da obra alquímica; as fases do processo alquímico;

Psicopatologia II
A psique como objeto da ciencia influências e embates ( apanhados históricos Charcot, Freud, Krapelim, Bleuler, Jung ) metodologias cientificas do criticismo em Kant, à Schopenhauer, Nietzsche e Jung (da fenomenologia ao empirismo na psique).

Psicoterapia Junguiana

Didática do Ensino Superior


Valor matrícula: R$300,00 (pagamento através do botão comprar no site / enviar comprovante por email)


-DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG, CPF, TITULO ELEITOR, RESERVISTA (SEXO MASCULINO), COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, DIPLOMA GRADUAÇÃO EM QUALQUER ÁREA, HISTÓRICO GRADUAÇÃO.

Favor enviar documentos e comprovante de pagamento de matricula para o email: contato@institutodedalus.com


-MENSALIDADE:  R$500,00


 

R$300 / matrícula

Materiais inclusos

  • Aulas ao vivo
  • Aulas gravadas
  • Palestras
  • Grupo de estudos
  • Slides
  • Artigos

Requisitos

  • Possuir desktop (computador de mesa) ou notebook com sistema operacional atualizado
  • Acesso à internet banda larga
  • Ter conhecimentos básicos de informática, tais como navegar na internet, acessar seu e-mail e whatsapp

Audience

  • Profissionais com curso superior que trabalham na área de Psicoterapia, Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem, Serviço Social, Linguística, Antropologia, História, Mitologia e Filosofia ou nela pretendem atuar.
error: Conteúdo Protegido!
Precisando de Ajuda?